Homenagem a Rita Lee

Homenagem a Rita Lee


Homenagem à Rita Lee – Images by Roger Sassaki

São Paulo, 28/10/2009 – Convidado por Marina de La Riva, fui fotografar o show em que ela e mais Lenine, Ed Motta, Paula Toller e Silvia Machete, homenageiam a cantora e compositora Rita Lee. Foi um daqueles chamados de última hora, mas deu tudo certo!

O show foi no Citibank Hall, antigo Palace para os que não conseguem acompanhar a troca de nomes desse lugar, como eu! Geralmente, não é o tipo do lugar que eu gosto de fotografar. Quanto maior o lugar, geralmente maior a importância do evento e logo, mais gente estressada. Não sei porque, mas o resultado de tudo isso é que sobra para o fotógrafo a “culpa” por atrapalhar tudo. Daí vem as instruções: “só pode as três primeiras músicas”, “só pode aqui desse lado (atrás do piano!)”, “depois de 5 minutos tem que sair da frente, aliás melhor sair da casa” ou tudo junto somado a um “é pra fazer lá da mesa de som (a 30m do palco!)”.

MAS, eventualmente a coisa é diferente. Foi o caso desta noite, podia fotografar a vontade. Ê!! Até porque como os cantores entravam um por vez, não dava pra sair nas três primeiras músicas. Então foi ótimo para fotografar calmamente esses artistas que quando estão em sua “gig” oficial, podem ter todas as limitações que mencionei.

É sempre ótimo fotografar a Marina, se a fotos não saiu boa é culpa do fotógrafo! O Lenine eu já havia fotografado em uma gravação em estúdio. Ao vivo é como fotografar um jogador de basquete, o cara não para um segundo. Vou procurar fazer um show da Silvia Machete, parece ser interessante. O Ed Motta eu também já havia fotografado em estúdio e ao vivo é divertido fotografar pois ele é bem expressivo. Gostei de ver a Paula Toller ao vivo sem o resto do Kid Abelha. Aliás, outro dia vi o acústico deles e achei que aquele negócio sentado não funciona tão bem. Faz mais sentido quando o músico toca violão ou algum outro instrumento de ficar sentado. Pra vocalista fica estranho a pessoa querendo se mexer mas tendo que ficar sentada em banco baixo.

Para quem fica imaginando o que acontece quando as cortinas fecham. Fotos é claro!
Para quem fica imaginando o que acontece quando as cortinas fecham. Fotos é claro!

Notas fotográficas

Apesar de poder fotografar durante todo o show, cada artista fez de 3 a quatro músicas apenas e depois dois bis com todos junto. Ou seja, foi preciso resolver rápido as imagens, como se fosse um show com limite de três músicas para fotografar. Eu tive a oportunidade de ver o set list com antecência, o que me deixou ciente do tempo que eu tinha para cada músico.

O Citibank Hall estava bem iluminado. As luzes intensas permitiram um ISO2500 e velocidade 1/500 e abertura de f/3.5. O problema foi do sempre problemático “canhão de luz”. Eu não gosto. A luz é estranha, mais forte, um pouco azulada, totalmente diferente do resto das luzes do palco, e um pouco verde as vezes. Tenho a impressão também de não ser uma luz com um bom espectro. Acho que existam bons canhões de luz, mas geralmente não é o caso. O canhão da casa é um pouco baixo e faz com que a sobra do microfone fique muito no queixo do cantor.

Para esse show usei apenas a 28mm 2.8 e a 80-200mm 2.8 montadas na D3. Foi bom carregar pouca coisa. O palco alto somado a um “muro” de monitores de retorno aos pés dos cantores tornou as fotos de corpo inteiro um desafio. A solução foi fazer as fotos de corpo inteiro pelas laterais do palco. Ao final do show quando todos os artistas estavam juntos, eu fiquei bem ao meio com a 28mm. Como a esta altura a platéia já estava toda de pé e não haviam câmeras de filmagem montadas atras da platéia, eu resolvi ficar em pé mesmo. E aí usei o Live View da D3. Muito útil! Eu gosto de colocar no continuos high que é o “motor drive rápido”. Eu focalizo antes de levantar o espelho, me posiciono enquadrando pensando nos lados do quadro (se coube tudo) e depois levanto o braço, ativo o Live View, enquadro verticalmente a imagem e disparo uma curta sequência de imagens.

Notas finais

Não, a Rita Lee não compareceu… :/

Obrigado a Marina de La Riva por ter me convidado mais uma vez a fotografar seu show! 🙂

As imagens desse show podem ser licenciadas para uso através de meu arquivo de imagens.


Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.