Omara Portuondo e bandeira de Cuba

Imagens do Festival Paraty Latino 2011



Festival Paraty Latino 2011 – Link to HTML Gallery – Images by Roger Sassaki

Mais um grande festival em Paraty! Acho que realmente este trabalho começou a valer mais a pena agora que tenho duas viagens por ano para esta cidade especial. Estou determinado a convencer o pessoal do Bourbon St. fazer mais festivais por aí, e como eu tive a idéia eu que tenho que ir pra fotografar, que tal?

Para mim, haviam dois destaques neste festival. O primeiro é a Omara Portuondo acomapanhada pela versão atual do Buena Vista Social Club. Eu já a fotografei em outra ocasião, ainda em película em um show memorável. Naquela época, o pianista Roberto Fonseca a acompanhava se não me engano. De qualquer forma, mais um grande shows desta senhora super viva e alegre. Cantou, dançou e encantou.

Encontrei com ela mais uma vez no dia seguinte ao show para levar uma foto fresquinha impressa no dia, do show da noite anterior. Ela conseguiu mais uma vez me surpreender com sua enegia e simpatia. Aliás como todos os membros do Buena Vista Original que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente. Grandes caras!

A segundo destaque vai para o compositor e violonista brasileiro Swami Jr.. Além de vários méritos realmente importantes para a música, foi também meu primeiro professor de violão! Saudades das aulas e dos lanches da tarde. Na versão romantizada do filme sobre minha vida, vai ter existido um diálogo assim:

Eu: Compus uma coisa no violão, deixa mostrar. (toco o violão com toda uma técnica ímpar)
Swami: Nossa, você tem realmente uma visão única sobre a música. Porque não vira fotógrafo?

Ok, ele foi um ótimo professor e acho que ainda é mestre de muita gente boa por aí. Eu acho que eu é que não saquei alguma coisa, mas nunca é tarde.

E o Henry (o Bresson), que assim como eu, também foi músico no começo? Isso me leva a crer que tenho futuro. Parafraseando ele quando perguntaram porque não seguiu com a música: Eu gostava muito de tocar, mas notas um pouco desafinadas não me incomodavam tanto.

E sobre a parte técnica, sem muitas novidades. Nikon D3 e lentes 85mm, 35mm, e 80-200mm. Levei o flash pra passear nesta viagem. A única vez que eu tentei usá-lo, já sob efeito das conhecidas bebidas latinas ele estava sem as pilhas. O que me preocupa é que quando eu separei o equipamento, eu estava no melhor das minhas faculdades mentais. Isso diz muita coisa….

Dica para quem for fotografar um festival de três dias com mais de quinze atrações: Pense em ter pernas de jogador de futebol.

Única novidade foi que levei minha impressora Epson 3800 para Paraty e pude imprimir lá mesmo minhas fotos para os artistas autografarem! Rápido! Tipo um Polaroid Fine-art.

Obrigado pela ajuda e assitência da Bruna que parece que vai seguir fotografando espetáculo. O que é ótimo pois foi uma péssima assistente. 😉

Parabéns ao Herbert Lucas, um dos idealizadores e coordenadores deste projeto junto ao Edgard Radesca, que fez aniversário durante o calor do festival. Long live the producer!

Segue uma lista das atrações:

  • SWAMI JR TRIO & HAROLD LOPEZ-NUSSA (Brasil / Cuba)
  • ORQUESTRA BUENA VISTA SOCIAL CLUB® APRESENTA OMARA PORTUONDO (Cuba)
  • PEDRO LA COLINA & CAÑAVERAL (Chile /Cuba)
  • VIOLENTANGO (Argentina)
  • ADRIANA MEZZADRI E CONVIDADOS: JORGE PARDO, (Peru)
  • ZECA BALEIRO – BAILE DO BALEIRO part. MARINA DE LA RIVA (Brasil)
  • MOSKA & LISANDRO ARISTIMUÑO (Brasil / Argentina)
  • FERNANDO FERRER (Cuba)
  • WANAMUZIKI (Chile/Cuba)
  • LA SOLEÁ (URUGUAY)
  • PEPE CISNEIROS CUBA 07 (Cuba)
  • SONORA CARIBE EN LA CALLE (Chile/Brasil)
  • LUIS PEREQUE

Comments

2 respostas para “Imagens do Festival Paraty Latino 2011”

  1. OI Roger Sassaki,
    Que belo trabalho vc tem do evento.Finalmente eu encontrei um fotografo brasileiro que domina as tecnicas de fotografar artistas no palco. Meus sinceros parabéns!
    ABS

    1. Avatar de Roger Sassaki
      Roger Sassaki

      Olá Wilfred,

      Muito obrigado pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado das imagens.Eu não atualizo o site com a frequencia que deveria mas por favor volte para conferi-lo de vez em quando.

      Grande abraço,

      Roger

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.