Traversées: le chemin du fleuve et la piste des troupeaux – Exposição de fotos na Sorbonne Nouvelle, Paris. Janeiro de 2011

Convita a exposição Travessias

Em janeiro deste ano de 2011 fiz minha primeira exposição solo em terras internacionais. O título em português, algo como “Travessias: o caminho do rio e a estrada do boi”, faz alusão a dois temas que explorei fotograficamente na região do sertão mineiro. As fotos foram expostas na Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris a convite da Sra. Jacqueline Penjon, diretora do Centro de Estudos dos Países Lusófonos (CREPAL).

Metade das imagens foram feitas durante o ano de 2003 quando viajei pelas regiões próximas ao Rio São Francisco em Minas Gerais. A intenção era o registro de algumas pessoas e paisagens em desaparecimento. Na ocasião as imagens foram exibidas em uma mostra coletiva no MIS em São Paulo.

A outra metade das imagens é uma edição um pouco menor das que foram exibidas por ocasião do lançamento do livro Travessias: Reportagem sobre o sertão de Guimarães Rosa de Juliana Simonetti em Sorocaba (www.livrotravessia.com.br). O livro conta como foi a viagem feita em 2007 por moradores da região que reeditaram a famosa viagem de 1952 que o autor Guimarães Rosa fez pelo sertão.

Local da exposição de fotos.
Exposição de fotos de Roger Sassaki na Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Momentos antes da abertura. Paris, 17 de janeiro de 2011.
Exposição de fotos
Exposição de fotos de Roger Sassaki na Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Momentos antes da abertura. Paris, 17 de janeiro de 2011.
Meu retrato feito pela Juliana Simonetti.
Meu retrato feito pela Juliana Simonetti.
Jaqueline Penjon, Pierre Civil, Juliana Simonetti, Roger Sassaki
Da esq. para direita: Jacqueline Penjon (diretora do CREPAL), Pierre Civil (vice-presidente do Conselho Científico), Juliana Simonetti e eu.
Juliana Simonetti
A autora Juliana Simonetti em frente às fotos da exposição.
Palestra de Juliana Simonetti
A autora do livro "Travessia" apresenta a sua palestra para alunos da Sorbonne.

Não bastasse a honra de expor minha obra na Sorbonne, ainda recebi o convite de uma rapida mostra no aconchegante “Unopiu Expressobar” em Munique! Um lugar ótimo, cidade linda. Ainda teve uma apresentação musical do grande Guto Brinholi, músico brasileiro radicado na cidade.

Exposição no Unopiu Expressobar
Exposição no Unopiu Expressobar
Guto Brinholi
O músico Guto Brinholi se apresenta durante a exposição.
Juliana Simonetti em Munique
A escritora Juliana Simonetti também foi a Munique apresentar seu livro "Travessias" e conversar com os convidados.

Foi uma experiência incrível poder viajar e expor minha obra no exterior. O grande agradecimento vai para a parceira de projeto Juliana Simonetti. Aguardem novos projetos juntos!

Também agradeço ao apoio da agência Cacau Art pela elaboração do material publicitário e a Canson do Brasil por apoiar a exposição com o fornecimento do papel em que as imagens foram ampliadas, Canson infinity Platine Fibre Rag. O resultado das impressões ficou excelente e já ficou sendo um dos papéis preferidos para imprimir minas obras.

Verso do convite da exposição "Travessias" em Paris
Verso do convite da exposição "Travessias" em Paris

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.